Assistente Social, vem com a gente! #ocressrjénosso!
A Chapa 1 “A liberdade é uma luta constante” visa dar continuidade ao caminho arduamente aberto por mulheres em nossa profissão. Nós “Não temos tempo de temer” e atravessamos o mar revolto de tentativas sistemáticas de golpe à democracia e seus desdobramentos para o povo trabalhador, dentre os quais assistentes sociais do Rio de Janeiro.
Sabemos que “Quem cede a vez não quer vitória” e seguimos apesar de todo contexto desfavorável. Sobrevivemos a uma pandemia enquanto o país era gerido por um manto de apagamentos e ofensivas aos direitos sociais. Apagaram números, ciência, avanços e tentaram apagar qualquer rastro de resistência e existência fora das caixas conservadoras de uma sociedade machista, racista, LGBTQIA+fóbica, aporofóbica, ruralista, capacitista. Resistimos e sobrevivemos. Somos sobreviventes apesar do atraso da vacina. Muitas de nós estávamos nas unidades de saúde, nos CRAS e CREAS, em meio ao caos, e adquiríamos com recursos próprios EPIs negados. Acompanhamos famílias desmoronadas pela pandemia e pelo descaso. Tivemos auxílio doença e acesso ao BPC protelados ou negados; CAdÚnico desmobilizado; testemunhamos o drama de crianças que tiveram suas vidas alteradas ao ficarem órfãs pela COVID 19. Vimos pessoas idosas chorando a perda de filhos/as, provedores/as de lares. Resistimos à Escola “sem partido” que ameaçava, pelo silenciamento imposto ao pensamento crítico, nossas colegas docentes. Estudantes foram atingidas/os pela falta de acesso às tecnologias para ensino por meio remoto, pela insegurança alimentar e por diversas expressões da violência.
Reuniões presenciais inviabilizadas, abraços interditados, a coletivização dificultada. Quantos telefonemas, mensagens por aplicativos, encontros remotos que nos exigiam mais e mais forças e, também salvavam dias e noites do grito silenciado pelas mortes? Sobrevivemos! Tivemos que lutar para sobreviver e continuar livres. Livres para uma atuação profissional que respeita a autonomia da população e que defende de forma intransigente os direitos humanos.
Considerando tudo que se passou na Saúde, na Assistência Social, na Educação, no Sociojurídico, nas Empresas, na Previdência, no Terceiro Setor, na Docência, a sobrevivência não é troféu, mas resultado da luta coletiva mesmo que mediada por tecnologias da informação. Por isso, a Chapa 1 se coloca em coletividade pretendendo continuar o trabalho de aproximação do CRESS RJ ao conjunto de assistentes sociais do Rio de Janeiro.
Somos pessoas com experiências diversas, antenadas com as contradições do cotidiano, comprometidas com a qualidade dos serviços prestados e da formação profissional. Mulheres, negras, crias da zona oeste, subúrbio, zona norte, interior, Serra, Niterói, Baixada. Um coletivo em sua multiplicidade de matizes e possibilidades. Somos livres porque somos lutadoras. E na luta, nos colocamos à disposição para trazer nossa contribuição diversa para a condução do CRESS RJ no triênio 2023/2026. Nos inspiramos em Angela Davis entendendo que “A liberdade é uma luta constante”, onde caminhamos em coletividade, caminhamos a partir da filosofia ubuntu: “Eu sou porque nós somos”. Assim, convidamos nossa categoria a participar das eleições online nos dias 14, 15 e 16 de março de 2023.
Saiba quem Somos clicando em: https://aliberdadeeumaluta.wixsite.com/chapa1/post/quem-somos-n%C3%B3s